Educação

Estudantes da Ufersa junto com alunos americanos e de escolas públicas criam veículo para exploração da caatinga

Uma parceria inédita entre a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) resultou na construção do protótipo de um veículo espacial didático programado para explorar a caatinga. O projeto UFERSA-MIT Brazil Semiarid Rover Build-a-thon foi encerrado nesta quarta-feira, dia 25, no auditório Amâncio Ramalho. A apresentação contou com a presença da titular no Consulado dos Estados Unidos em Recife Jessica Simon e do especialista em diplomacia pública Stuart Beechler.

“Estou bem impressionada com essa visita, principalmente por ver a universidade com muitos programas focando na internacionalização e parcerias com alguns países”, disse Jessica.

O trabalho foi realizado entre os dias 10 e 23 de janeiro nas dependências do campus de Mossoró da UFERSA e contou com a coordenação do professor Felipe Ribeiro, do Departamento de Ciências Animais.

“O objetivo do projeto foi a construção de um Rover, que é um veículo autônomo, desses que, por exemplo, a Nasa manda para a Lua, para Marte, e tem sensores de exploração. Mas, ao invés de ir para Marte, o nosso rover irá explorar a Caatinga”, comenta ele.

“Todos estão aprendendo, desde os estudantes do MIT, os estudantes da UFERSA, e em especial, os estudantes do Ensino Médio. Muitos deles já têm habilidades que podem compartilhar e ajudar nas dificuldades dos outros, então isso multiplica o potencial de aprendizagem”.

Projeto

Além de oito estudantes do MIT e doze da UFERSA, o projeto selecionou 38 jovens de Ensino Médio matriculados em escolas públicas do RN. “Eu estou achando a experiência incrível”, conta Brenda Morais, que estuda em Assu e foi selecionada em outubro do ano passado. Depois de três semanas de atuação, ela destaca a troca de experiências, o contato com outra língua e outra cultura e a possibilidade de trabalhar em um projeto prático como os pontos mais marcantes dos últimos dias. Enfim, “No final, todos acabamos amigos”.

O projeto UFERSA-MIT Brazil Semiarid Rover Build-a-thon é financiado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. A iniciativa integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022, como parte do Programa Ciência para Todos. Além disso, da parceria com o MIT, a UFERSA também recebeu apoio da empresa JPatrício Metais para a realização das atividades.

Veículo didático criado pelos estudantes da Ufersa, EUA e públicas
Veículo didático criado pelos estudantes da Ufersa, EUA e públicas – Foto: Eduardo Mendonça

Ufersa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo