Estudantes e professores do curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) realizam atendimentos em várias especialidades para a população (Mossoró e região). As consultas precisam ser agendadas com antecedência, de acordo com um encaminhamento já recebido pelo paciente.
“Por se tratar de um ambulatório escola, nossos atendimentos são realizados por um aluno e por um professor, que precisam discutir os casos e decidir os encaminhamentos”, explica a enfermeira Janaina Queiroz. Por esse motivo, atendimentos de urgência e emergência não são realizados na universidade.
De acordo com Janaína, os pacientes chegam aos ambulatórios da UFERSA após receberem um encaminhamento dos serviços básicos de saúde ou de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). “A única exceção é a especialidade de Medicina de Família e Comunidade, que recebe pacientes sem encaminhamento prévio desde que eles entrem em contato com a nossa recepção para agendar uma consulta”, diz ela.
Atualmente, são realizadas semanalmente consultas nas especialidades de Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Reumatologia, Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Endocrinologia, Psiquiatria e Práticas Integrativas. Além disso, quem tiver interesse em agendar uma consulta deve entrar em contato pelo telefone (84) 3317-8263, que também funciona no aplicativo Whatsapp.
Portanto, o agendamento prévio é necessário porque o paciente precisa enviar uma foto do encaminhamento e aguardar até a data da consulta.
Consultas diárias
As consultas nos ambulatórios da UFERSA acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino (manhã e tarde), mediante agendamento. Por mês, em média, são contabilizados de 250 a 300 atendimentos. “Há especialidades, como pediatria, ginecologia e obstetrícia, que não são interrompidas nem mesmo nos período de recesso acadêmico”, detalha a enfermeira Janaina Queiroz. Em 2022, foram realizados 2.859 atendimentos nas 11 especialidades oferecidas.