Saúde

Relatório do LAIS aponta queda de mortes e hospitalizações entre os vacinados no RN

Um relatório apresentado nesta sexta-feira, 3, pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) apontou que a vacina contra a Covid-19 tem surtido efeito na melhora dos índices da pandemia no estado.

De acordo com o relatório, a partir do início da campanha de vacinação, entre março e agosto, houve uma “redução expressiva e sustentada nos números de óbitos diários de aproximadamente 95%”.

Segundo o documento, “os óbitos entre os pacientes vacinados internados podem ser considerados muito baixos entre os pacientes com a D1 e D2, 0,02% e 0,03%, respectivamente. “Aparentemente, há um leve aumento percentual de pacientes que foram a óbito com a D2. Isso será, no entanto, estatisticamente normalizado à medida que mais pacientes tomarem a D2”, explicou o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, membro do grupo de pesquisadores responsável pelo documento.

Já em relação aos pedidos de internação no período de 31 de maio a 2 de setembro, houve uma queda de 87% nas solicitações de leitos em todo o Rio Grande do Norte. Segundo o relatório, “tal aspecto mostra que a pandemia de covid-19 está sob controle no RN”.

O número de idosos vacinados internados também aponta para uma baixa importante, girando em índices abaixo de meio por cento (0,21%). Esse número é ainda mais reduzido em relação ao idoso que tomou a D2 (0,16%). “Ou seja, cumprir o ciclo vacinal é fundamental para melhorar a proteção do indivíduo”, ressaltou Valentim.

De acordo com a plataforma RN+Vacina, até a manhã deste sábado, 4, o Rio Grande do Norte já vacinou 2.155.955 pessoas com a primeira dose, o que representa um percentual de 81% dos potiguares. Já em relação à D2, são 988.384 pessoas totalmente imunizadas, o que corresponde a 37% do público alvo acima de 18 anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo