CotidianoSaúde

Como não perder massa muscular nas férias? veja 4 dicas

Manter ou ganhar massa muscular é uma prioridade, afinal a musculatura é um tecido nobre necessário para envelhecer bem. Além disso, é indispensável para manter a composição física mais harmônica, ter a estrutura de coluna sustentada, evitar dores desnecessárias, aumentar a força e vitalidade, amparar o sistema cardiovascular, melhorar a sensibilidade à insulina e produzir miocinas, substâncias que agem no cérebro na melhoria da saúde cognitiva e mental.

Mas é durante as férias, quando a rotina e a dieta podem mudar o que, consequentemente, pode impactar no funcionamento do organismo. Diante dessas alterações, o processo de manutenção do corpo pode ser prejudicado e até resultar em perda de massa muscular.

Por isso, o ajuste do consumo energético e proteico associado ao exercício físico, e o manejo do sono e estresse são fundamentais para o cuidado da manutenção muscular e do bem-estar. Pensando nisso, o especialista da Puravida, empresa que nasceu com o propósito de facilitar e incentivar um estilo de vida mais saudável com cuidados voltados para a saúde, listou quatro dicas para quem deseja curtir as férias sem prejudicar o organismo.

Dicas para manter a massa muscular

  1. Tenha uma boa noite de sono: evite tomar café à tarde e à noite, jante pelo menos três horas antes de dormir e consuma chás.  Propriedades calmantes, como melissa, camomila e mulungu são os recomendados. O Blue Calm, da Puravida, também é um ótimo aliado do relaxamento.
  2. Garanta um bom aporte de proteínas: ao longo do dia, consuma proteína. Ovos, frango, carnes magras, peixes, feijões, grão de bico, whey protein, colágeno e proteína  vegetal são boas fontes do macronutriente.
  3. Mantenha-se hidratado: em geral, recomenda-se 35ml de água por quilo de peso corporal.
  4. Faça atividades físicas: priorize exercícios resistidos, como a musculação. Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também sua mente, que fica mais eficiente no comando da massa muscular.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo