Polícia Militar: RN abre novo concurso com 1.158 vagas
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte está com novo concurso aberto. São 1.158 vagas. O concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e o edital foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (21).
O salário inicial é de R$ 3.929,01.
As inscrições devem ser feitas de 23 de janeiro a 22 de fevereiro de 2023, pelo site www.ibfc.org.br, na aba “Inscrição e 2ª via do Boleto”. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 17 de março em Natal, Mossoró, Caicó, João Câmara, Nova Cruz e Pau dos Ferros. A duração é de quatro horas.
São requisitos para ingresso na Polícia Militar do RN ter altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino; idade máxima de 35 anos (antes era exigido 30 anos); aceitação do curso tecnólogo para especialidades de nível superior; e os músicos devem ainda comprovar habilidade técnica.
Distribuição de vagas:
Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM): 1.128 vagas;
Quadro de Praças Músico (QPM): 30 vagas;
Prova
A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Penal, Legislação Extravagante e Legislação da PMRN.
Avaliações
1ª) Exame Intelectual – classificatória e eliminatória e Exame de Habilitação Musical – classificatória e eliminatória, para Candidatos do QPM
2ª) Exame de Avaliação de Condicionamento Físico – eliminatória;
3ª) Investigação social – eliminatória
4ª) Inspeção de Saúde – eliminatória;
5ª) Exame de Avaliação Psicológica – eliminatória;
6ª) Exame de Heteroidentificação – eliminatória;
Depois da nomeação de aproximadamente 2 mil agentes de segurança nos últimos quatro anos – entre PMs, Bombeiros, Policiais Civis e Peritos do ITEP – e de investimentos no valor de R$ 250 milhões em equipamentos e infraestrutura. Além disso, a realização de um novo concurso servirá para ampliar o efetivo que era compromisso da governadora.