Política

Resumão da Câmara: Confira os destaques da sessão desta terça-feira

Momento de Fé

A Câmara de Mossoró iniciou suas atividades desta terça-feira (30) com o “Momento de Fé” onde recebeu a presença do pastor Everton e outros membros da igreja evangélica para uma oportunidade de oração e louvor.

Raério Araújo (PSD) cobra do deputado Beto Rosado (PP) explicações sobre o caso do Trator sumido

Foto: Reprodução/CMM

Vereador Raério (PSD) cobrou do deputado federal Beto Rosado (PP) posicionamento público sobre o furto do trator marca/modelo Budny, BDY-7540B, que desapareceu do pátio da Secretaria Municipal de Agricultura (na Feira do Bode), em 9 de janeiro de 2021, e recuperado pela Polícia Civil dia 14 do mesmo mês, em Guamaré.

Conforme o vereador, quando do sumiço do veículo, o deputado Beto noticiou o fato “em primeira mão” em mídias sociais e criticou o prefeito Allyson Bezerra (SD) pelo ocorrido. Agora, com o caso elucidado pela Polícia Civil, o deputado estranhamente silencia, segundo Raério.

Investigação da Delegacia de Furtos e Roubos (Defur) aponta como autor do furto Nivaldo Ferreira da Silva, que negociou o trator por R$ 80 mil a Josenildo Leão de Oliveira. Ambos confessaram o crime e fizeram acordo com o Ministério Público (MPRN) para evitar processo

“É estranho o silêncio do deputado Beto quando a Polícia revela que o autor do furto é um correligionário seu, que ocupava cargo comissionado na gestão Rosalba”, observa Raério, ao lembrar que Nivaldo Ferreira da Silva aparece em fotos, publicadas este ano em redes sociais, com a ex-prefeita Rosalba Ciarlini e o esposo, Carlos Augusto Rosado.

Omar Nogueira (Patriota), Gideon Ismaias (Cidadania) e Edson Carlos (Cidadania) prestam conta de viagem a Brasilia

O vereador Omar Nogueira (Patriotas) considera positiva agenda em Brasília, cumprida por ele e outros seis vereadores de Mossoró, semana passada, na XX Marcha dos Legislativos Municipais. Ele fez a avaliação em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, hoje (31).

Além da programação oficial do evento (palestras, oficinas, minicursos), segundo ele, a comitiva do Legislativo mossoroense visitou deputados federais e ministérios. Reuniu-se com os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).

“Apresentamos reivindicações de Mossoró ao Governo Federal e à bancada do Rio Grande do Norte em Brasília, com diversos benefícios para Mossoró, como estudo para construção de novo anel viário, sinal aberto para a TV Câmara, turismo e outras ações”, informa.

Edson Carlos (Cidadania) destacou parcerias voltadas ao turismo de Mossoró

Ele afirmou que os vereadores solicitaram maior visibilidade dos eventos de Mossoró como a Festa de Santa Luzia, o São João e o Chuva de Bala ao presidente da EMBRATUR. “E recebemos a resposta de que o turismo em Mossoró terá maior visibilidade nacional”, finalizou

Já o vereador Gideon Ismaias (Cidadania) reforçou sobre a solicitação para a duplicação da BR 304.

“Obra importantíssima para o desenvolvimento da nossa cidade”, completou.

Além de destacar os encontros com deputados e ministros, cujo houve retorno satisfatório por parte de ambos.

Francisco Carlos abre consulta pública para discutir projeto de Gestão Democrática nas Escolas Municipais

Foto: Reprodução

O Professor Francisco Carlos anunciou nesta terça-feira (31), durante sessão da Câmara Municipal, que abriu uma consulta pública em seu site e redes sociais para discutir a Gestão Democrática nas Escolas Municipais de Mossoró. O parlamentar informou que os mossoroenses, em especial os educadores, estão convidados para opinarem sobre a forma como a Gestão Democrática nas Escolas Municipais deve funcionar na cidade.

Segundo o vereador, o projeto já passou por discussão na Câmara Municipal e há um compromisso da atual gestão, firmado em campanha pelo prefeito Allyson Bezerra, de fazer a Gestão Democrática acontecer. Agora, segundo Francisco Carlos, é momento de ouvir a população, em especial os educadores, sobre quais serão os critérios e necessidades da gestão democrática.

“Estamos dando voz e oportunidade para os mossoroenses, em especial os educadores, contribuírem diretamente na construção desse projeto. Por isso criamos um espaço no nosso site para que qualquer pessoa possa opinar, elogiar, criticar ou sugerir caminhos para uma melhor execução do projeto.”, afirmou Francisco Carlos.

Vereador Zé Peixeiro nega que deixará bancada governista

Foto: Reprodução/CMM

Circulou na imprensa mossoroense boatos de que o vereador Zé Peixeiro (PP) estaria rompendo com o prefeito Allyson Bezerra.

Questionado pelo portal “É Notícia Mossoró” o vereador desmentiu a boataria.

“Isso nunca foi dito por mim, queria saber quem inventou essa história, eu não falei nada”, disse.

 

Vereadoras Larissa Rosado (PSDB) e Marleide Cunha (PT) destacam o Agosto Lilás

Em relação a luta pelo reconhecimento do direito feminino, a vereadora Marleide Cunha destacou o evento em alusão ao Agosto Lilás realizado na última semana no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. O encontro contou com a presença de representantes urbanos e rurais das entidades de combate a violência contra as mulheres ao lado das equipes da patrulha Maria da Penha, montada na estrutura da Guarda Civil Municipal.

Foto: Reprodução

“Foi uma importante discussão sobre o combate e enfrentamento a violência contra a mulher. Nós continuamos com o mesmo fundamento da sociedade patriarcal, em espaço privado. Lugar de mulher é no espaço público que precisa ser defendido a todo momento”, lembrou Marleide.

Já a vereadora Larissa Rosado (PSDB) usou o espaço para falar da importância da ocupação de espaços feminino e lembrou que a Câmara tem apenas 3 mulheres.

Além disso, enfatizou também na redes sociais, usando a frase:

“O mês de agosto termina, mas não se encerra a luta em defesa da mulher”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo