UFRN detecta dois casos da variante Delta no RN
O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou a presença da variante delta do coronavírus no Rio Grande do Norte em duas amostras coletadas no dia 8 de agosto, em Natal.
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 23, após o sequenciamento do material coletado pelos Pesquisadores do Instituto.
De acordo com a diretora do IMT, Selma Jerônimo, a identificação de variantes é frequente, em virtude da fácil mutação do RNA do vírus, motivo pelo qual as pessoas devem manter os cuidados na prevenção e tomar a vacina contra a covid-19. “A diminuição da presença do vírus entre as pessoas é via de controlar o surgimento de novas variantes”, afirma.
Pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, afirmam que a variante delta possui maior capacidade de transmissão, até mesmo, entre os vacinados. No entanto, os especialistas também reforçam que as vacinas seguem sendo eficazes na proteção contra as formas mais graves e óbitos pela doença.