Fiscalização apreende meia tonelada de carne imprópria para consumo
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em conjunto com a Polícia Civil, fiscais ambientais e a Guarda Civil Municipal, realizou nesta quinta-feira (19), fiscalização a um abatedouro clandestino na zona urbana de Mossoró. Na ação, foram apreendidos 510 quilos de carne imprópria para o consumo.
A atividade ocorreu mediante denúncia da existência de çum local de abate inadequado. A equipe encontrou vários animais sendo abatidos de forma irregular, em condições de higiene sanitária precárias, causando risco à saúde do consumidor.
Allany Medeiros, veterinária do Serviço de Inspeção Municipal, ressalta que a primeira medida que o cidadão deve tomar ao presenciar um abatedouro irregular é denunciar ao órgão oficial para realizar a fiscalização e constatar a veracidade da informação.
“A primeira medida é denunciar ao Serviço de Inspeção Municipal para que a gente possa fazer a fiscalização e constatar a veracidade. A partir daí, a equipe técnica, juntamente com apoio de outros órgãos e secretarias, vai realizar a diligência e tomar as medidas cabíveis, especialmente com relação à existência do abatedouro”, enfatiza ela.
Devido a gravidade encontrada no abatedouro clandestino, o proprietário precisou ser conduzido para esclarecimentos junto ao delegado e, consequentemente, encaminhado para um processo administrativo.