Mundo

Aquecimento global: Julho foi o mês mais quente já registrado

O mês de julho foi o mais quente no planeta desde que a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOOA) começou a efetuar os registros de temperatura em 1880. A média das temperaturas da terra e da superfície do oceano ficou em 15,8o C, um valor 0,93o C acima da média do século 20.

A temperatura de julho de 2021 superou os recordes para o mesmo mês nos anos de 2016, 2019 e 2020. A agência americana avalia que “é muito provável que o ano de 2021 esteja entre os 10 anos mais quentes já registrados”.

O calor extremo relatado pela NOAA também é um reflexo das alterações de longo prazo provocadas pelo aquecimento global descritas em um importante relatório divulgado esta semana pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

 

Calor pelo mundo

Foto: Aléxis Cerqueira 

A temperatura apenas da superfície terrestre no hemisfério Norte foi a mais alta já registrada em julho, com uma temperatura 1,54o C acima da média, superando o recorde anterior estabelecido em 2012.

A Ásia também teve seu julho mais quente já registrado, superando a marca histórica estabelecida em 2010. Na Europa, este foi o segundo julho mais quente, empatando o calor de 2010, e ficando atrás apenas de julho de 2018.

A América do Norte, América do Sul, África e Oceania tiveram um mês de julho entre os 10 mais quentes da história.

Com informações de Aléxis Cerqueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo