Baraúna: Moradores da comunidade Primavera dormem em posto de saúde em busca de atendimento
Na noite desta segunda-feira, 31, o vereador Edilson do vale gás fez o registro de denúncia em suas redes sociais, onde vários moradores de Primavera, no município de Baraúna, estavam prestes a dormir na calçada do posto de saúde da comunidade, numa tentativa de atendimento no dia seguinte, já que o número de fichas são bem limitados. Por volta das 20hrs o vereador esteve no local, onde conversou com os populares, reivindicou e protestou por melhorias no atendimento do posto de saúde da sua comunidade.
Entre as reinvindicações, foi cobrado uma maior e melhor distribuição nas fichas de atendimento médico, tendo em vista que muitos moradores estão se comprometendo em dormir no local, mesmo sem ter a certeza de que serão atendidos.
– Fazem mais de 30 dias que preciso apresentar um exame e não consigo, pois já tenho 63 anos e não tenho condições de ficar para dormir. E a gente sabe que nesse momento de pandemia junto com gripes em alta, a demanda só aumenta, o povo vai procurar atendimento, e assim fica ainda mais difícil para todos – comentou um dos populares.
Ainda segundo informações dos próprios moradores, antes eram distribuídas 30 fichas, mas com o novo modelo de gestão, caiu quase pela metade, sendo disponibilizadas apenas 16 fichas em um único dia de atendimento na semana. Tanto o vereador como os populares enaltecem a qualidade do profissional médico do posto, a reclamação fica mesmo por parte da diminuição da quantidade de fichas que afeta diretamente a saúde da comunidade de Primavera.
Depois da repercussão do vídeo nas redes sociais, a secretária municipal de saúde do município mandou um representante até o local pedindo que a população fosse pra casa, garantindo que no dia seguinte eles seriam atendidos.