O Museu Histórico Lauro da Escóssia está sendo reformado pela Prefeitura de Mossoró com previsão de ficar pronto ainda este ano. Enquanto as obras não são finalizadas, já é possível perceber importantes mudanças na estrutura do prédio que hoje abriga acervos que contam parte da história do povo mossoroense.
Quando voltar a funcionar, o Museu contará com um elevador para possibilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais ou dificuldades de mobilidade. O novo equipamento dará acesso ao segundo piso do prédio, onde funcionará a Pinacoteca.
As obras do museu ainda trazem medidas de proteção e combate a incêndios. Nesse sentido, o projeto conta com uma escada de emergência construída para criar uma rota de fuga em caso de perigo. O prédio histórico receberá ainda um sistema com instalação de três hidrantes, sendo dois na área interna e um na parte externa do prédio.
Construído há mais de 140 anos, o edifício onde atualmente funciona o Museu Lauro da Escóssia já foi sede da Biblioteca Municipal, a antiga Cadeia Pública e a Câmara de Vereadores. Dos primeiros habitantes da nossa terra, os Monxorós, o museu tem no acervo itens que contam um dos maiores episódios da história de Mossoró na bravura dos mossoroenses, liderados pelo prefeito Rodolfo Fernandes, na resistência ao bando de Lampião.