Notícias

Economia: Ações Ordinárias vs Ações Preferenciais

As ações são variáveis fundamentais no processo de análise do mercado financeiro. Essas representam uma parcela do capital social de uma empresa específica, dessa forma, quando uma pessoa adquire uma ação de determinada companhia, torna-se sócio da daquela organização. De maneira geral, as ações são classificadas como ordinárias ou preferenciais.

As ações ordinárias (conhecidas como ON) são papéis mais populares. Os investidores de ações ON possuem o direito de voto em assembleias, mas sem carregar a responsabilidade de ficar com dívidas das empresas, pois essa função é exercida pelos controladores. Destaca-se que os acionistas ON não têm poder de veto. Outro fato importante é que os votos e a participação nos lucros das organizações são calculados de acordo com a quantidade de ações que o investidor possui. Ao final da sigla da ação ON sempre aparecerá o número 3, por exemplo: BBSA3, VALE3 e MGLU3.

Já as ações preferenciais (popularmente, chamadas de PN) permitem ao acionista a preferência no momento do pagamento dos dividendos, dessa forma, o investidor de ações PN possuem a garantia de receber um valor monetário estabelecido com antecedência, porém, não têm o direito de voto em assembleias. Nas plataformas de mercado financeiro, o número 4 após a sigla da organização indica que se trata de uma ação preferencial, por exemplo: PETR4, BBDC4 e AZUL4.

Dito isto, percebe-se que cada tipo de ação possui características específicas, dessa maneira, o ato de compra ou venda de ações requer conhecimento. Ou seja, a melhor alternativa é realizar uma análise minuciosa sobre o ativo ou ter a orientação de um especialista no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo