Notícias

Artigo: UERN – 53 Anos

Em 28 de Setembro de 1968, num dia de sábado, era criada, pelo Prefeito Raimundo Soares de Souza, através da Lei Municipal nº 20/68, a Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN, tendo como primeiro Reitor o professor João Batista Cascudo Rodrigues.

Na verdade, o sonho de se criar um estabelecimento de nível superior em Mossoró já era antigo. Começou com a Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró (FACEM), que foi instituída através da Resolução nº 01/43, de 18 de agosto de 1943, por iniciativa da Sociedade União Caixeiral, mantenedora da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral.

Foi uma luta de muitos. Ao sonho dos idealistas da União Caixeiral somou-se o da União Universitária Mossoroense, uma entidade fundada em 9 de julho de 1955, que era composta por universitários de Mossoró que estudavam em outras cidades. Como diz o ditado, “sonho que se sonha só é apenas sonho; sonhos que se sonha juntos se torna realidade”. Como resultado desses sonhos surgiu, em 5 de dezembro de 1963, através da Lei Municipal nº 41/63, sancionada pelo Prefeito Antônio Rodrigues de Carvalho, a Fundação para Desenvolvimento da Ciência e da Técnica – FUNCITEC, que em 1968 foi transformada em FURRN, pelo então Prefeito Raimundo Soares de Souza. Depois da transformação da FUNCITEC em FURRN, o Monsenhor Walfredo Gurgel, então Governador do estado Rio Grande do Norte, autorizou o seu funcionamento como instituição de ensino superior, através do Decreto Estadual nº 5.025, de 14 de novembro de 1968.

Nos termos da Lei nº 20/68, de 28 de Setembro de 1968, a Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN, passou a ser integrada inicialmente pela Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró, Faculdade de Serviço Social de Mossoró, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mossoró e Escola Superior de Enfermagem de Mossoró.

E num esforço de busca contínua pela melhoria, em 19 de fevereiro de 1973 o Prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia segmentou a administração da instituição. Assim, a FURRN passou a ser gerida por um Presidente, a quem cabia as atividades burocráticas e a captação de recursos financeiros, e a URRN por um Reitor, que tinha a incumbência das ações acadêmicas. Esse modelo administrativo vigorou por alguns anos. Tempos depois, tanto a FURRN como a URRN voltaram a ter uma única direção, juntamente com o Conselho Superior.

Em 8 de janeiro de 1987 foi dado um grande passo para a continuidade da instituição. Naquela data, o Governador do Estado do Rio Grande do Norte Radir Pereira, através da Lei nº 5.546, estadualizou a FURRN, que já contava com o Campus Universitário Central e os Campi avançados de Açu, Patu e Pau dos Ferros.
Em 29 de Setembro de 1997, nova mudança. Naquela data, o Governador Garibaldi Alves Filho, através da Lei Estadual nº 7.063, transformou a Universidade Regional do Rio Grande do Norte, em Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, mantendo, no entanto, a mesma sigla – URRN.

E finalmente em 15 de dezembro de 1999, através da Lei nº 7.761, a denominação foi alterada para Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, o que implicou também na alteração da denominação da mantenedora, passando de Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte para Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – FUERN, através do Decreto nº 14.831, de 28 de março de 2000.

Nos seus 53 anos de existência, a UERN amadureceu. Está presente com Campus nos municípios de Mossoró, Assú, Pau-dos-Ferros, Natal, Patu e Caicó, além de Núcleos Avançados de Educação Superior nos municípios de Apodi, Caraúbas e Nova Cruz. Oferece 56 cursos presenciais e 05 cursos de graduação em EAD. Na pós-graduação, são 22 cursos de mestrado e 04 de doutorado. Todos os cursos de graduação são reconhecidos e os programas de pós-graduação consolidados.

Através da memória do seu primeiro Reitor, o professor João Batista Cascudo Rodrigues, saudamos a todos que fazem a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Geraldo Maia – Colunista do Portal “É Notícia Mossoró”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo