Polícia

Últimas notícias do RN: serviços públicos são parcialmente retomados em Natal, Mossoró e Parnamirim; veja mais

Os municípios de Natal, Mossoró e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, retomaram parcialmente os serviços públicos, paralisados desde a semana passada em decorrência dos ataques criminosos e da onda de violência que vêm assolando a região.

Entenda mais sobre o que está acontecendo no estado:

Fique por dentro das últimas notícias de Mossoró e região!

Como tudo começou

Com início no dia 14 de março, a onda de violência que atingiu o estado do Rio Grande do Norte teria sido motivada por más condições enfrentadas por presidiários em presídios estaduais, que após vistorias, demonstraram evidências de torturas (psicológicas e físicas), falta de alimentação, negligência em relação à saúde e superlotações, bem como outras violações de direitos humanos.

A partir daí, fações rivais (PCC e Sindicato do Crime) teriam feito uma trégua para exigir melhorias no sistema carcerário por meio da violência.

Fique por dentro das últimas notícias de Mossoró e região!

Principais alvos dos ataques de violência no RN

Os principais pontos da onda de violência incluíram incêndios a ônibus, prédios públicos e estabelecimentos comerciais. Além disso, caixas eletrônicos também foram alvos de criminosos.

Houve, ainda, registros de confrontos armados entre grupos criminosos e a polícia, que contribuíram para gerar uma sensação ainda maior de insegurança na população.

Em síntese, a situação se agravou com a falta de serviços básicos, como transporte público e coleta de lixo, que foram interrompidos devido à violência. Além disso, a população ficou impossibilitada de acessar serviços bancários, uma vez que muitas agências foram alvos de ataques.

Fique por dentro das últimas notícias de Mossoró e região!

O que está sendo feito pelas autoridades

Diversas ações estão sendo realizadas para apaziguar a situação no Rio Grande do Norte, que já está há 10 dias sob a onda de violência, e para a retomada de serviços, entre elas:

  • Mobilização de tropas federais: a pedido do Governo do Estado, o Ministério da Defesa autorizou o envio de tropas das Forças Armadas para atuar na região. Em síntese, o objetivo da iniciativa é reforçar a segurança e garantir a volta à normalidade dos serviços públicos.
  • Intensificação das operações de segurança: forças de segurança estaduais estão trabalhando de forma integrada para identificar e prender os responsáveis pelos ataques. Além disso, diversas ruas tiveram seu policiamento reforçado com o objetivo de garantir a segurança da população.
  • Diálogo com lideranças criminosas: autoridades estaduais afirmar estar em negociação com líderes de facções criminosas na tentativa de buscar uma solução pacífica para a crise.
  • Garantia de serviços essenciais: o Governo Estadual está trabalhando para garantir a normalidade de serviços essenciais como transporte público, saúde e educação. Ainda mais, está sendo realizada uma força-tarefa para a limpeza da cidade e a retirada dos entulhos deixados pelos ataques.

Porém, cabe ressaltar que apesar das ações em andamento, a situação no estado ainda é considerada crítica, e as autoridades pedem que a população colabore com as forças de segurança, denunciando atividades suspeitas e evitando compartilhar informações falsas que podem prejudicar iniciativas de combate aos criminosos.

Gostaria de ficar por dentro de todas as últimas notícias? Então vem com o É Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo