Esporte

Jiu-jítsu: Ufersa promove aulas gratuitas

Dentre as diversas práticas esportivas sediadas no ginásio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o Jiu-jítsu pode ser destacado como uma atividade que vem atraindo discentes, servidores e a comunidade externa por um longo tempo. Além disso, o projeto oferece na instituição a oportunidade de praticar o esporte em turmas mistas ou específicas para o público feminino.

Coordenado pelo professor João Marcelo Antunes, o programa de Jiu-Jítsu já existe na UFERSA há 10 anos. De acordo com o andamento do projeto, alunos de diferentes níveis de habilidades participam dos treinos simultaneamente, permitindo uma troca de experiências e conhecimentos.

A monitora bolsista do projeto, Amanda Freitas, explica que o esporte é praticado em todas as faixas. “A gente tem a presença de alunos de todos os tipos de faixas, da faixa branca à faixa preta, então tentamos abranger técnicas que supram a necessidade tanto de um mais graduado quanto um menos graduado”.

Cada aula conta com uma média de 15 participantes que treinam em conjunto técnicas e praticam a luta no final dos encontros. Desde 2022, o projeto iniciou turmas exclusivas para mulheres, proporcionando um espaço mais confortável para novas alunas do esporte. Antes, todos os treinos ocorriam com turmas mistas. “Os treinos femininos, como estão começando agora, a maioria das integrantes são faixa branca. Portanto, estamos trabalhando agora um treino só com a base do Jiu-jítsu”, informa a monitora.

Para participar das aulas não é necessário nenhum processo de inscrição, assim, os interessados podem se juntar à turma em qualquer momento, após conversar com os instrutores. As aulas do projeto acontecem de segunda a sexta, das 18h30 às 20h. Nas quartas e sextas-feiras, o momento de treino é destinado às turmas femininas, podendo também ocorrer simultaneamente ao treino masculino.

Ufersa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo