Nubank: escândalo das Americanas faz clientes do banco amargarem prejuízos
O fundo de renda fixa do Nubank “Nu Reserve Imediata”, que aparece na opção do Nubank para “Reserva de Emergência” e é mostrado como de “baixo risco e alta liquidez”, teve rentabilidade negativa nos últimos 30 dias por conta da queda acima de 57% nos papeis da Americanas em janeiro. Opção indicada para “investidores que não querem correr muitos riscos e com uma expectativa de retorno melhor que o da poupança”, o fundo teve um rendimento na média de 37% do CDI nos últimos 30 dias segundo as informações do aplicativo do Nubank.
Como o Nubank tinha recursos investidos em ativos da Americanas, no entanto, a carteira também sentiu os impactos da desvalorização da varejista. Essas variações do fundo, que conta com mais de 1,2 milhão de cotistas e é o maior do tipo no Brasil, assustaram os investidores.
O que houve com a Americanas?
A desvalorização dos ativos da Americanas aconteceu após a empresa informar a renúncia do presidente, Sergio Rial, e do diretor de relações investidores, André Covre. A situação aconteceu por conta da descoberta de “inconsistências em lançamentos contábeis” no valor de R$ 20 bilhões, na última semana.
De acordo com o documento judicial, o montante de dívidas da companhia pode chegar a R$ 40 bilhões. Especialistas garantem a possibilidade de a empresa entrar em recuperação judicial, apesar da situação delicada que ocorreu.