Nos últimos anos, a Black Friday se consagrou como o maior evento do varejo brasileiro, seja em lojas online ou físicas. De acordo com uma pesquisa de Inteligência de Mercado da Globo, 50% dos consumidores têm a intenção de realizar compras no próximo dia 25 de novembro, data reservada ao grande dia de promoções.
Dessa forma, para vender na Black Friday, é importante se preparar para esse evento. Até porque, na maioria dos casos, a concorrência preparará algo com um alto potencial de vendas, que tem o poder de chamar a atenção de clientes nas mais diversas plataformas.
Segundo um relatório da Neotrust, em 2021 o setor de comércio eletrônico faturou R$ 7,5 bilhões em vendas durante o período, um valor recorde se comparado com todas as outras edições.
De acordo com Samuel Pereira, especialista em marketing digital e fundador da SDA Holding, existem alguns gatilhos que são capazes de aumentar o número de vendas durante a Black Friday. “O primeiro deles é a escassez. É importante que os produtos passem a sensação de raridade ou até mesmo de exclusividade. É possível fazer isso, por exemplo, deixando uma quantidade limitada de itens para venda, fazendo com que potenciais clientes tomem uma decisão com mais agilidade”, revela.
Outro ponto que pode ser utilizado a favor dos varejistas é o senso de urgência dos consumidores. “Esse é o principal gatilho usado durante a Black Friday. Afinal, é apenas um dia de promoções intensas e, os que deixarem de comprar enquanto as ofertas estão acontecendo, podem perder algumas oportunidades únicas”, pontua o empresário.
Mostrar as utilidades e avaliar os produtos também pode alavancar as vendas durante o período de ofertas. “Fazer reviews e mostrar as vantagens dos produtos que estão sendo vendidos é algo fundamental. Assim, os leads irão notar a satisfação ao utilizar determinado produto e podem, também, se interessar pela compra”, relata o fundador da SDA Holding.
Ainda assim, para Samuel Pereira, o principal ponto para gerar mais vendas durante esse dia de promoções é se antecipar. “É necessário que, semanas antes da Black Friday, as lojas comecem a mostrar para sua audiência quais serão as ofertas e quais produtos estarão com desconto, destacando os benefícios deles e gerando o máximo de valor possível antes das compras, efetivamente, serem realizadas”, finaliza.
Sobre Samuel Pereira
Samuel Pereira é empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus marcos está a criação do evento “Segredos da Audiência Ao Vivo” (SDA Ao Vivo), maior evento de tráfego e audiência do Brasil. Samuel também empreende no universo digital há 12 anos, onde já desenvolveu dezenas de sites e blogs, sendo que, algumas dessas páginas, já receberam mais de 16 milhões de visitantes únicos. Nas redes sociais que gerencia são quase 5 milhões de seguidores, e em suas redes pessoais são mais de 1 milhão de seguidores. Também é coautor do livro “Negócios Digitais” e autor Best-Seller na Revista Veja com o livro “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”, com prefácio de Luiza Helena Trajano.