Educação

1ª Feira Kids do Semiárido Potiguar reúne criançada no Expocenter da UFERSA

A iniciativa de uma Feira de Ciências Kids com a participação de estudantes do ensino fundamental foi um sucesso, já na sua primeira edição. O evento é promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e teve sua abertura nesta terça-feira (25) no Centro de Exposições Enéas Negreiros (EXPOCENTER). Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, classificados durante a V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino (FECIRME), apresentaram seus projetos, abordando diferentes temáticas.

Ao todo, foram apresentados 150 trabalhos de 450 estudantes que representaram 25 escolas públicas e privadas da Região Oeste do Rio Grande do Norte. A reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, abriu a programação e garantiu que a Feira Kids veio para ficar dentro da programação da Feira de Ciências, que é um dos maiores projetos de extensão da UFERSA.

“Quero aqui agradecer a participação de toda equipe envolvida, das escolas e dos estudantes que se esforçaram para apresentar seus trabalhos nesse evento tão importante para a nossa Universidade”, afirmou a reitora ao garantir também a continuidade da Feiras Kids nas próximas edições da Feira de Ciências, bem como o Festival de Invenções e Criatividades, o FIC, que tem como proposta incentivar novos projetos voltados para o desenvolvimento do semiárido

Reitora Ludimilla garante realização de novas edições da Feira Kids/Foto: Eduardo Mendonça

EXPOSITORES – Além das inúmeras atrações, o ponto alto da Feira Kids é a oportunidade de apresentar o conhecimento adquirido durante a execução da pesquisa realizada com metodologia científica. Esse é o caso dos estudantes do quinto ano, da Escola Estadual Professora Adalgiza Emídia, de Carnaubais, Gabriel Soares, Antônio Teu e Renan Dantas, que trouxeram trabalho sobre a germinação da carnaúba. “A nossa intenção foi mostrar o maior potencial da nossa cidade que é a carnaubeira, uma planta que é base da economia de nossa cidade”, frisou Gabriel.

Ele conta que por ano, ocorre na cidade cerca de 10 cortes da palha da árvore, além da carnaúba ter sido fonte de sobrevivência para os seus antepassados. “Hoje a carnaúba é fonte de renda para mais de 300 famílias”, revelou. O grupo também explicou a importância da planta que tudo de aproveita: a cera, a fruta, o caule e a palha. “Temos uma planta que pode viver mais de 100 anos, pois grande parte dos benefícios dela vem da poda, sem precisar desmatar”, explicou o grupo.

Centenas de crianças desfrutaram de uma extensa programação da Feira de Ciências do Semiárido – Foto: Eduardo Mendonça

“Ter nossos projetos apresentados em uma feira importante como a da Ufersa só comprova a qualidade do trabalho que estamos desenvolvendo na rede municipal. A nossa Feira de Ciências é o momento de coroação de um trabalho que foi construído e desenvolvido durante todo o ano. Estimular a ciência, agora desde os Anos Iniciais, surtirá um efeito muito positivo na formação dos alunos, como atuais pesquisadores e futuros cientistas, como pessoas cidadãs que vão entender, no futuro, a importância de se trabalhar com critérios, observações, análise dos dados, dos fatos”, destacou a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.

A mudança da paisagem com enormes cata-ventos levou as estudantes da Escola Elias Sales, de Alagoinha, zona rural de Mossoró, Júlia Kauanny, Jennefer Rafaela e João Vitor, a explorar a energia eólica. Com a orientação da professora Iolanda Melo, as crianças de 10 anos, por meio de uma maquete explicavam sobre os benefícios dessa forte de energia limpa, renovável, inesgotável, mas também modificadora da paisagem natural e causadora da poluição sonora.

Confira a Programação da Feira de Ciencias 2022

PMM e Ufersa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo