Cristiane Dantas denuncia falta de professores nas escolas estaduais
Neste último dia 11 de agosto, data em que foi celebrado o Dia do Estudante, a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) denunciou no plenário da Assembleia Legislativa o prejuízo sofrido pelos estudantes da rede estadual de ensino com a falta de professor em algumas disciplinas.
“Ontem eu recebi o pedido de socorro de um estudante de uma escola estadual do município de Georgino Avelino por não ter tido nenhuma aula de da disciplina de Inglês, por falta de professor. Ele é aluno do pré, do ensino médio, e vai chegar ao Enem sem ter assistido aulas de Inglês, sendo que essa é uma das línguas exigidas na prova do exame. Então, a Secretaria Estadual de Educação precisa resolver essa situação urgente, fazendo um amplo levantamento das escolas com falta professores”, cobrou a deputada.
Cristiane também cobrou a necessidade de contratação de professores auxiliares para atendimento dos alunos com algum tipo de deficiência para o acompanhamento individualizado. “Não houve contratação dos professores auxiliares para os alunos com deficiência e tenho recebido esse apelo das mães dos estudantes com deficiência. O aprendizado e a evolução deles são ainda mais prejudicados com a falta do auxiliar de sala”, completou.
Para a deputada, o Governo do Estado, que tem a frente uma professora, e a Secretaria Estadual de Educação tiveram tempo suficiente para o planejamento das necessidades de preenchimento de professores nas escolas estaduais, devido ao atraso do início do ano letivo de 2022. “Esse parâmetro se tem com o número de matrículas, então como ainda falta destinar professor para as escolas em pleno segundo semestre? Isso é falta de prioridade com a educação”, critica. Cristiane finalizou o discurso reforçando que a educação do RN tem os piores índices do IDEB no Brasil e parabenizou os estudantes que se esforçam para vencer as adversidades do ensino público.