CotidianoEducação

Uern inicia semestre que deve marcar volta às aulas presenciais

Hoje, 06, foi dia de retorno as aulas na UERN, mas por enquanto, até o dia 23 de dezembro, véspera do recesso natalino (de 24 a 31 de dezembro), as aulas continuam de forma remota. Porém, toda essa distância física pode estar com os dias contados porque o semestre 2021.2 pode marcar a volta das aulas presenciais na Uern a partir de 02 de fevereiro de 2022, depois das férias docentes em janeiro.

O Calendário Universitário, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), definiu também que o atual semestre letivo se encerra em 14 de maio.

Para o vice-reitor da Uern, professor Dr. Chico Dantas, o foco a ser dado nesse iminente retorno deve ser no acolhimento.

O ensino presencial será desenvolvido de acordo com as recomendações e orientações emitidas pelas autoridades sanitárias, de modo a assegurar a saúde do corpo discente, docente e técnico-administrativo da Universidade.

“Não sabemos como vamos encontrar o outro. Não somos mais os mesmos, uma vida se passou. Carregaremos marcas pro resto das nossas vidas, sentiremos falta de docentes, discentes e técnicos que se foram. Temos alunos que mal ingressaram na Universidade e veio a pandemia, gente que nem conhece a Uern pessoalmente. Estamos tomando todas as providências para garantir todas as normas da biossegurança. Visitamos e conversamos com todas as unidades acadêmicas, ouvimos as demandas, elencamos as prioridades, desde as salas de aulas aos espaços de convivência. A volta será com a devida segurança e o respeito que todos merecem”, garantiu o gestor.

Aline Fonseca, estagiária do setor AGECOM, vai para o 5º período do curso de Rádio, TV e Internet. Mesmo já tendo tido aulas presenciais antes da pandemia, a expectativa também é alta.

“Estou animada com o retorno porque é um semestre novo, com disciplinas novas e interessantes, então, fico feliz de poder retornar às aulas e rever os professores e colegas, mas confesso que ainda me sindo aflita sobre o retorno presencial”, salientou.

Chegou a hora de sair da zona de conforto mais uma vez, conforme argumentou a professora Dra. Sirleyde Dias, da Faculdade de Educação.

“Estamos agora vivendo um momento ímpar. Se antes saímos do presencial para o remoto, agora é o processo inverso. Não é um simples retorno, não é uma volta ao presencial como conhecíamos. Nada será como antes. Vamos ter que nos reinventar novamente, com novos desafios a enfrentar”, completou.

O estudante que realizou a matrícula do semestre 2021.2 poderá requerer ajuste, também de forma on-line, no período de 06 a 10 de dezembro de 2021. Nesse período, poderá incluir e substituir componentes curriculares.

Com informações UERN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo