Mercado Financeiro: indicadores para análises de ações
A análise do mercado financeiro pode ser complexa, especialmente, no segmento das ações. Nesse contexto, os indicadores são instrumentos essenciais no processo de tomada de decisão das empresas e acionistas. Mas afinal, quais são os principais indicadores?
Entre vários indicadores de valuation, pode-se destacar os seguintes: I) preço e lucro; II) dividend yield (em português, rendimento por ação); III) preço e valor patrimonial por ação; IV) enterprise value (em português, valor da empresa) sobre earnings before taxes interest depreciation and amortization (traduzindo, lucro antes de impostos, depreciação e amortização de juros).
O primeiro indicador aponta para quanto o mercado está disposto a pagar pelos lucros da empresa. Dessa forma, pode ser calculado pela seguinte fórmula: preço atual/lucro por ação. O segundo indicador é usado para relacionar os proventos pagos por uma empresa e o preço atual de suas ações. Esse indicador pode ser mensurado pela seguinte expressão: dividendos pagos por período/ preço da ação.
O terceiro indicador visa facilitar a análise e comparação da relação do preço de negociação de um ativo com seu Valor Patrimonial por Ação (VPA). Logo, a fórmula usada é: preço atual/VPA. No quarto indicador, a expressão do numerador, EV (Enterprise Value ou valor da firma) aponta quanto custaria para adquirir todos os ativos da empresa, descontando o caixa. Ou seja, este indicador revela quanto tempo levaria para o valor calculado no EBITDA (Earnings Before Taxes Interest Depreciation and Amortization) pagar o investimento feito para comprá-la. Nesse sentido, usa-se a seguinte fórmula: EV/EBITDA.
Por fim, afirma-se que a análise das ações deve ser minuciosa, dessa forma, precisa-se verificar outros indicadores (por exemplo, de crescimento, eficiência, endividamento e rentabilidade). Além disso, orienta-se a realização de uma análise contínua, bem como, a observação de movimentos anteriores, ou seja, um backtesting dos ativos.
Bruno José – Colunista
“É Notícia Mossoró”