Geral

Hospital Maternidade Almeida Castro

Em 16 de outubro de 1949 dava-se a inauguração da Maternidade Almeida Castro, sob a direção dos médicos Sebastião Maltez Fernandes e João Marcelino de Oliveira. Presente ao evento estava o Prefeito Jerônimo Dix-sept Rosado Maia, o Sr. Enéas da Silva Negreiros, que era Presidente da Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró, outras autoridades municipais e um grande número de pessoas. A cerimônia teve início com a bênção do prédio pelo Revmo. Pe. Francisco, Reitor do Seminário Sta. Terezinha. Após a bênção, usou da palavra, na qualidade de orador oficial da solenidade, o Dr. João Marcelino de Oliveira, Vice-diretor da Maternidade, que, num substancioso discurso, disse do valor inestimável da grandiosa obra que estava sendo inaugurada, traçando, com palavras sinceras, o perfil do patrono da Maternidade, o Dr. Almeida Castro. Depois do discurso declarou a mesma inaugurada, ressaltando a atuação brilhante do Departamento Nacional da Criança, na sua campanha altruísta de amparo à maternidade e à infância, dotando Mossoró de tão necessário melhoramento que, numa justa compreensão, mereceu a valiosa e eficiente cooperação do Prefeito Municipal, Jerônimo Dix-sept Rosado Maia.

Em seguida usou da palavra o Dr. Maltez Fernandes, Diretor da Maternidade, que em uma linguagem simples e sincera, disse da importância daquela Casa e do seu importante papel para a vida e o progresso do povo mossoroense.

Prosseguindo os discursos, falou o Dr. Antônio Martins Fernandes, congratulando-se com o povo de Mossoró, na qualidade de médico, por tão grande acontecimento.

Registrou-se na manhã da inauguração o nascimento da primeira criança do sexo feminino, filha de Manuel Cassimiro de Oliveira e Raimunda Silva de Oliveira, residentes em Alagoinha, deste município, que foi batizada durante a solenidade de inauguração, recebendo o nome de Maria das Graças e tendo como padrinhos o Dr. João Marcelino de Oliveira e senhora. Como presente de batizado, a criança recebeu das mãos do Prefeito Dix-sept Rosado a doação de mil cruzeiros e um rico enxoval doado pelo Rotary Club de Mossoró.

O Patrono, Francisco Pinheiro de Almeida Castro, era cearense de Maranguape, onde nasceu em 28 de agosto de 1858. Chegou a Mossoró em 1881, aqui permanecendo até a sua morte. Era médico, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro na turma de 1880 e chefe político em Mossoró, tendo ocupado a Presidência da Intendência (cargo equivalente ao de Prefeito), no período de 1890 a 1892 e de Deputado Provincial. Foi jornalista, tendo colaborado por quase vinte anos na imprensa local, chegando a ocupar, em certa época, a direção do jornal O Mossoroense. Era casado com a sua prima Francisca Veras Saldanha, mas não deixou filhos. Faleceu em 22 de junho de 1922, aos 64 anos de idade, e foi sepultado no Cemitério São Sebastião, de Mossoró.

A municipalidade o homenageou emprestando o seu nome a uma rua situada no centro da cidade, um busto existente na Praça Rafael Fernandes, além de marcar seu nome da maternidade da cidade. Justa homenagem por quem tanto fez por Mossoró.

Geraldo Maia – Colunista

“É Notícia Mossoró”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo