Geral

Artigo: Sociedade “União Caixeiral”

Em 27 de agosto de 1911, em um dos salões do Colégio Santa Luzia, era fundada, por Francisco Isódio de Souza, a Sociedade “União Caixeiral’‘, sociedade civil, beneficente, filantrópica e educacional, destinada a assistir social e educacional a classe de empregados do comércio de Mossoró.

Teve como seu primeiro Presidente o comerciário Joaquim Marques de Souza, sendo seus demais companheiros: Sebastião Fernandes Gurgel; vice-Presidente; João Galvão de Miranda, 1º Secretário; João Vieira Leite, 2º Secretário; Raimundo Nonato de Souza, Orador; Carlos Borromeu de Brito Guerra, vice Orador e Bernardo de Souza Coutinho, Tesoureiro. Tinha na Comissão de Parecer: José Ribeiro Dantas, Antônio Epaminondas de Medeiros, José Gurgel de Oliveira, Francisco Antônio da Costa e Pedro Freire da Silva. Na Comissão de Estatutos: Francisco Isódio de Souza, Joaquim Marques, Raimundo Nonato de Sousa, João Nogueira da Costa e Antônio Martins de Miranda. Dentre estes que formavam a diretoria, foram sócios fundadores Afonso Freire de Andrade, Francisco Dantas da Silva, Luiz Zeferino Pereira (Luiz Bom), Antônio Filgueira Mendes e outros.

As primeiras iniciativas da entidade foram no senti¬do de uma regulamentação nos horários de funcionamento do comércio, ficando estabelecido desde então que as casas comerciais abriam às 6 horas até as 7 horas da noite, já que antes não existia hora de abertura nem tão pouco de encerramento de atividades. Outra reivindicação foi no sentido de ser mantida uma escola para os associados, para o que foi conseguido com professores como Dr. Felipe Guerra, acadêmico Manuel Benício Filho e o próprio Francisco Isódio, ministrando aulas, diariamente, durante quatro anos, sem ônus para a sociedade nem para os alunos.

Ao longo dos anos, muitos dos seus associados passaram por sua presidência, com real proveito para a organização. Ressalte-se, no entanto, como o de maior atuação, a pessoa de Alcides Fernandes, que a dirigiu por mais de 20 anos, e foi o responsável pela construção do majestoso prédio da Praça da Redenção e com o empenho de tantos outros abnegados batalhadores da instrução em Mossoró, fundou a primeira escola superior profissionalizante que foi a Escola Técnica de Comércio “União Caixeiral”.

Essa Escola, é reconhecida como a célula mártir da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte, já que foi ela a articuladora principal e fundadora da Faculdade de Ciências Econômicas, que foi a primeira unidade daquela Fundação. Ver-se, dessa forma, a imensa importância que teve a Sociedade “União Caixeiral” e a Escola Técnica de Comércio “União Caixeiral”, para o ensino superior em nossa cidade.

A Sociedade “União Caixeiral” foi reconhecida como de Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 509, de 29 de novembro de 1921, tendo sido registrada no Conselho Nacional de Serviço Social em 15 de dezembro de 1952, sob o nº 107.390/52. Foi também reconhecida como entidade filantrópica pela Receita Federal através do ato DT nº 095/78, de 17 de julho de 1978.

O belo prédio da “União Caixeiral” foi inaugurado em 30 de outubro de 1934, sob a administração do seu Presidente, Alcides Dias Fernandes, obedecendo a planta do engenheiro Joel da Escóssia, que a elaborou sem ônus para a entidade classista de Mossoró. Atualmente o prédio abriga a Biblioteca Pública “Ney Pontes Duarte”.

Geraldo Maia – Colunista

“É Notícia Mossoró”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo