Entrevistas

Entrevista da Semana: Lawrence Amorim

Lawrence Amorim, atual presidente da Câmara de Mossoró, suplente de Deputado Federal e ex-prefeito de Almino Afonso, foi o entrevistado da semana pelo “É Notícia Mossoró”, onde contou tudo e mais um pouco sobre sua vida pessoal e política.

Confira a entrevista na íntegra:

ENM – Quem é Lawrence Amorim?

Lawrence Amorim é um político vocacionado, gosta do que faz na política, iniciando nossa experiência muito jovem, com apenas 24 anos. Sou advogado por formação e atualmente estou exercendo o meu terceiro mandato. Fui prefeito por dois mandatos na cidade de Almino Afonso, e atualmente exerço meu primeiro mandato como vereador na cidade de Mossoró, cidade que nasci e me criei. Hoje com responsabilidade de presidir a Câmara Municipal, buscando fazer uma política de forma diferente, com mais transparência, com mais atenção às pessoas, e através do legislativo hoje, uma experiência nova, buscando desempenhar um bom trabalho para ajudar a cidade de Mossoró.

ENM – Qual seu melhor passatempo quando não está trabalhando, o que gosta de fazer?

Quando não estou trabalhando eu gosto de estar junto da minha família, às vezes em casa ou na casa do meus pais, de amigos, como também praticando atividades físicas em conjunto de grupos de pessoas. Atualmente o esporte que estou praticando é o ciclismo, mas já fui adepto de muitos esportes, desde a infância, e meu passatempo maior quando eu não estou trabalhando é isso, estar ao lado da família, de amigos, e está também buscando me divertir através de atividades físicas.

ENM – Agora falando de política. O que te motivou a entrar nela?

Olha, eu tenho raízes políticas, né? que vem da minha família, da família da minha mãe principalmente, e sempre gostei de política, de participar da política, de conviver com pessoas, de ouvir pessoas, de descobrir sua política. E assim fui encorajado a me candidatar pela primeira vez, como candidato a prefeito da cidade de Almino Afonso, onde tive a confiança das pessoas de ser eleito, de ser reeleito e daí a gente seguir uma trajetória política. Eu sempre gostei de política e gosto do que faço, e faço isso por vocação, buscando sempre dar o meu melhor, por acreditar que a gente só consegue transformar a sociedade, transformar a vida das pessoas, através da política, tudo gira em torno da política. Portanto, procuro sempre fazer meu trabalho de forma correta e transparente, tendo sempre a confiança das pessoas que nos colocam aqui.

ENM – O senhor já foi prefeito de Almino Afonso por dois mandatos, e saiu muito bem avaliado, a que atribui essa aprovação?

Nós criamos um plano de trabalho durante os mandatos, buscando parcerias com os federais principalmente, para captação de recursos para resolver problemas estruturais que a cidade tinha, como outros problemas também, que foram solucionados através do diálogo com servidores, que sempre foi uma marca da nossa gestão, de dialogar com os servidores e está ouvindo as pessoas que fazem o trabalho diariamente. Costumo dizer que os políticos passam e os servidores ficam, então é necessário que a gente tenha sempre uma atenção e um trabalho de parceria com eles. Nós fizemos diversas obras, resolvendo os problemas estruturais como construções de creches, reforma de hospital, implantei um programa de mutirão de cirurgias eletivas na cidade de Almino Afonso durante o nosso mandato, construímos UBS’s, investimos no esporte na construção de áreas de lazer, praças de esportes, enfim.  Investimos em diversas áreas, e sempre busquei está alinhado com todos os poderes para conseguir recursos ao município, e isso fez com que a gente construísse mais de 6 milhões em obras na cidade, uma cidade de apenas quatro mil, quase cinco mil habitantes, então é um recurso considerável. Portanto, fez com que a gente tivesse essa aprovação e conseguisse a reeleição, conseguisse também eleger o sucessor. E aí concluir nosso mandato, depois de oito anos, de forma vitoriosa.

ENM – Sobre o poder legislativo, quais tem sido os principais desafios?

Eu sempre gostei do executivo durante o exercício do meu mandato, mas sempre tive também uma grande vontade e curiosidade de atuar no legislativo, de fazer leis, de discutir sobre projetos, de debater, e isso era algo que me instigava a buscar o legislativo. Atualmente como presidente da Câmara, estou assumindo uma função de executivo dentro da casa, a nossa experiência como gestor e o nosso poder de diálogo e de articulação dentro da casa, fez com que a gente tivesse essa facilidade de ter a confiança dos colegas para assumir essa missão de administrar a Câmara Municipal de Mossoró, mas a nossa atuação no legislativo é algo que a gente busca diariamente, através do nosso mandato de vereador, busca está fazendo nossas indicações, requerimentos, projetos de leis. Esse ano apresentamos, só no primeiro semestre, 11 projetos de lei e pretendemos ate o final do ano, apresentar mais projetos, sempre com responsabilidade, a gente busca colocar projeto que tem qualidade, que possa melhorar a vida do cidadão, e isso é uma prerrogativa do vereador como também está sempre atuando nas ruas de Mossoró, fiscalizando serviços públicos e ouvindo as demandas da população, pois isso também é algo que o legislativo tem que esta sempre fazendo.

ENM – Qual a marca da sua gestão a frente da Câmara Municipal?

Olha, a Câmara Municipal de Mossoró a gente iniciou uma dificuldade devido a uma queda orçamentária que nós tivemos, perdemos um por cento do nosso orçamento anual, esse valor é bem considerável e chega a passar de três milhões de reais, mas nós tivemos aqui que fazer reajustes, fazer adequações para que a gente pudesse continuar o trabalho e não deixar que a Câmara Municipal parasse seu serviço. Hoje nós já estamos conseguindo tocar Câmara Municipal. Hoje voltamos as sessões presenciais, fizemos audiências públicas, fizemos agora recentemente uma reestruturação na Fundação da Câmara com a criação da nova TV Câmara, que agora vai levar transparência ao trabalho do Legislativo para toda a população, investimos no nosso portal da transparência, onde conseguimos pontuação máxima pelo Ministério Público que julgou que a gente estava no teto de transparência, através do nosso portal e estamos agora planejando esse segundo semestre na Câmara Municipal. Aqui a gente tem uma postura de muita atenção a todos os colegas vereadores, a gente atende aqui a todos, seja de bancada de situação ou de oposição, é uma postura de ter a Câmara de portas abertas para o cidadão, apesar de ter as restrições devido pandemia, mas estamos sempre recebendo populares, pessoas que nos procuram para levar demandas ao município. E a marca da nossa gestão, acredito que a principal durante esse ano, é o diálogo e o respeito, o respeito com os servidores e com a população em geral. Portanto, vamos buscar fazer um trabalho para que a gente possa ter uma Câmara Municipal ainda mais forte e que represente bem a sociedade de Mossoró.

ENM – Como avalia a atual gestão municipal?

Olha, a atual gestão municipal como uma mudança de gestão, toda ela tem a sua dificuldade nos primeiros seis meses, é um momento de se conhecer a máquina pública, geralmente o novo gestor quando entra, ele entra com uma equipe nova que também precisa conhecer a fundo a máquina pública e tem ali aqueles seis meses de carência, digamos assim, para que se consiga desempenhar um trabalho. Eu vejo hoje uma mudança de postura da gestão municipal com relação ao que acontecia no passado, tendo em vista que a gestão tem atuado mais próximo da população. A gente tem visto a gestão indo aos bairros, praticamente todos os dias, levando ações, programa sendo lançados, e a Câmara Municipal têm participado como órgão fiscalizador de muitas dessas visitas. A nova gestão tem conseguido manter em uma folha de salários em dia, com todos os vencimentos e não fatiado, como a gente via, então é necessário reconhecer que a gestão tem buscado ai fazer obras em todos os bairros da nossa cidade. Portanto eu vejo de forma positiva esse começo de gestão e torço para que consigam fazer esse trabalho durante todo o mandado e ajudar a população de Mossoró, que a gente sabe que é uma cidade muito grande, uma cidade que necessita de ter muitos recursos para resolver problemas que nós temos há muitos anos.

ENM – Seu nome já circula como possível candidato a deputado federal, conta pra gente então, vai ter o apoio do prefeito Allyson, como anda as articulações para as eleições do ano que vem?

Eu costumo dizer que meu nome está disposição do nosso grupo político que foi vencedor na eleição de 2020, já coloquei meu nome a disposição como pré-candidato a deputado federal, se for da vontade deste grupo e da vontade das pessoas, meu nome estará à disposição. Se a população de Mossoró e da região do Estado do Rio Grande do Norte em geral achar que eu sou um homem que posso representar bem o nosso estado em Brasília, nosso nome está à disposição para enfrentar mais essa batalha política. Eu acredito que hoje a cidade de Mossoró vive um novo um momento, com uma nova gestão nova gestão na prefeitura, com uma nova gestão na Câmara Municipal, e principalmente a gestão da prefeitura municipal, ela precisa de ter representantes alinhados com essa gestão a nível Federal, para que se consiga recursos para Mossoró, afim de resolver problemas estruturais da cidade principalmente, e para ter um canal aberto de diálogo com os Ministérios, com o trabalho feito na capital federal. Nosso nome está a disposição, com uma experiência que nós já temos, e com a vontade de representar o nosso estado, principalmente a cidade de Mossoró e região. Portanto, se for da vontade desse grupo eu estarei à disposição e também da vontade do povo de Mossoró.

ENM – Como enxerga o seu futuro na política?

Nosso futuro na política, a gente vem construindo a cada trabalho que é feito. Nosso nome é um nome hoje que tem tido crescimento, eu já estou executando o meu terceiro mandato, atualmente sou suplente de Deputado Federal, participei das eleições de 2018 e a gente vem crescendo a cada dia, devido a forma que a gente tem que trabalhado, buscando dá atenção as pessoas, buscando fazer uma política de forma correta e de forma honesta. Hoje nós temos posição, nós temos lado, nós temos uma forma de trabalhar dentro da política, que é muito importante que se diga que não estamos na política para estar negociando cargos, não estamos na política para fazer a política do “Toma Lá Dá Cá”, é tanto que após a eleição de 2018, tanto o deputado que foi eleito, Allyson Bezerra e o suplente de federal Lawrence Amorim que sou eu, não nos viram procurar algum órgão de governo para conseguir cargos, a gente preferiu formar o nosso grupo político na cidade de Mossoró, e ser opção para o povo que não queria mais continuar com as mesmas gestões, isso mostra que a gente tem uma coerência. Nosso grupo tem buscado fazer a política de forma diferenciada, buscando representar as pessoas, principalmente aqueles mais humildes, que precisam da política funcionando, de serviços funcionando. Portanto, a minha ideia de política é de fazer um trabalho dessa forma, fazer um trabalho que busca representar o cidadão.

ENM – Qual mensagem final você gostaria de deixar para todos os leitores do portal “É Noticia Mossoró”, que acompanharam essa entrevista. Fique à vontade.

Agradecer pela oportunidade, agradecer por poder estar conversando com esse conceituado Portal, e agradecer a todos os leitores, e todos os que nos acompanham politicamente, que acompanha nosso trabalho. Quero dizer que nós estamos à disposição e buscando fazer o melhor para Mossoró durante o nosso mandato de vereador e também conduzindo os destinos da casa Legislativa de Mossoró. Estamos a cada dia buscando aprimorar o trabalho e representar bem o povo de Mossoró. Então só meu agradecimento, muito obrigado, e deixo um abraço aí a todos os mossoroenses e a todos os leitores do Portal “É Notícia Mossoró”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo