Câmara de Mossoró realiza sessão solene em homenagem aos 53 anos da UERN
Em celebração ao seu aniversário de 53 anos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foi homenageada em sessão solene da Câmara Municipal de Mossoró, na manhã desta quinta-feira (23). Na solenidade, o Legislativo reafirmou a importância da Uern e entregou honrarias a servidores, em reconhecimento ao trabalho pela universidade.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Lawrence Amorim (Solidariedade). Ao iniciar a série de discursos, o proponente da sessão solene, vereador Professor Francisco Carlos (PP), lembrou o histórico da Câmara de apoio à Uern. Ele também reafirmou a necessidade de o Governo do Estado assegurar a autonomia financeira e orçamentária e instituir Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores.
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), rememorou trabalho pela valorização da Uern, quando deputado estadual e, atualmente, como gestor público. Citou como exemplo a representação da Uern no secretariado da gestão.
“Como prefeito de Mossoró trouxemos a UERN para dentro da nossa gestão, e hoje, estamos organizando o município, no qual recebemos em situação muito delicada, com dividas e vários problemas estruturais, mas que hoje estamos organizando através da UERN, com professores e profissionais que estão conosco. Então, fica aqui o nosso reconhecimento a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte”, completou Allyson Bezerra.
Em nome dos homenageados, a professora Jéssica Neiva de Figueiredo Leite Araújo destacou a transformação de vidas realizada universidade, ao longo das últimas décadas. “Somos todos UERN”.
A reitora em exercício, Fátima Raquel, saudou o legado do reitor Pedro Fernandes. “Um visionário, que ajudou mudar a cara da universidade”, reconheceu, ao revelar privilégio por transmitir o cargo, próximo dia 28, à reitora eleita Cicília Maia e ao vice-reitor eleito Chico Dantas.
Nova Gestao
Cicília Maia, por sua vez, disse da honra de assumir a reitoria da Uern, de onde foi aluna e é professora. “Somos Uern, nosso sobrenome é Uern, que há mais de meio século forma profissionais e, mais do que isso, cidadãos do mundo”, destacou.
O padre Sátiro Cavalcante Dantas, ex-reitor, considerou “brilhante” a ideia dos vereadores de homenagear a universidade, instituição que, segundo ele, é identificada com os mais carentes. Lembrou da luta pela estadualização, nos anos 80. “A Uern continua a fazer história. Parabéns a todos e a todas”, saudou.
Compromissos
Representando a Assembleia Legislativa, a deputada estadual Isolda Dantas (PT), também egressa da Uern, disse ter orgulho por ser autora da lei que institui a assistência estudantil na universidade. Também informou estar pautada para hoje, na Assembleia Legislativa, votação do Governo do Estado que acaba com lista tríplice na eleição de reitor e vice-reitor. “Tem meu o apoio o projeto, que respeita o desejo da maioria”, frisa.
Por fim, o professor Gilton Sampaio, representante da governadora Fátima Bezerra no evento, assegurou que o Governo do Estado mantém compromisso de atender pleitos históricos da Uern. “O fim da lista tríplice, a autonomia financeira e a instituição do plano de Cargos e Carreiras são prioridades do governo Fátima Bezerra”, afirmou.
Com informações: CMM