Boicote à etapa do Estadual expõe desgaste entre basquete mossoroense e Federação
A segunda etapa do 1º Campeonato Estadual de Basquete 3×3 seria realizada neste final de semana em Mossoró. No entanto, não houve uma mobilização das equipes locais em disputar a competição, o que levou a Federação Norte-riograndense de Basquete a cancelar a etapa.
– A Federação não consegue envolver o pessoal de Mossoró. Ela tem um histórico de abandono. Mesmo a cidade tendo atletas que são destaques. Temos um atleta mossoroense que já jogou o NBB – Novo Basquete Brasil – e nunca passou pela seleção do estado. Hoje os atletas de Mossoró preferem jogar no estado do Ceará. A Federação não é um atrativo– relatou Franklin Soares, treinador de basquete.
Esse desgaste entre equipes e a entidade é também compartilhado por Lucas Negreiros, Presidente da Associação Atlética Santa Delmira- SADE. Segundo ele, apesar da modalidade em disputa (3×3) não ser atrativa, a falta de apoio é um motivo fundamental para a desmotivação dos atletas.
– Eu entendo que o 3×3 é uma modalidade nova. Inclusive, esteve presente nas Olimpíadas, mas muitos não gostam de jogar. Porém, é fato que a Federação está ausente do esporte em Mossoró há muito tempo. A relação não é de proximidade – afirmou Lucas.
O ENM procurou a Federação Norte-riograndense de Basquete a respeito dessa situação, que se pronunciou através de Wanderson Xavier, eleito em julho como vice-presidente da entidade
– Esse desgaste entre Federação e Mossoró é um sentimento que eu também tenho. As equipes de Mossoró indo jogar no ceará é algo que me deixa triste. Isso é uma das minhas metas. Fazer essa integração. Não existe basquete só na capital. As equipes de Mossoró já mostraram que são fortes e têm bons valores. Vamos tentar construir uma relação saudável – garantiu o dirigente.
Ainda segundo Wanderson, a FNB irá buscar alternativas para aumentar a representatividade do basquete mossoroense no estado.
– Mossoró precisa de uma representação dentro da Federação, que tenha um diálogo direto com os treinadores e jogadores. Vamos trabalhar nessa integração. Tenho certeza que vamos ter êxito nesse trabalho que se inicia – finalizou.
A primeira edição do Campeonato Estadual 3×3 foi dividido em três etapas, sendo a primeira já realizada em Natal, no último final de semana. Como não houve a etapa de Mossoró, as equipes que venceram em Natal já estão garantidas na final, que também acontece na capital.